Jornal de Brasília

|

Cliente

Jornal de Brasília

Data

2017

Nós Entregamos

Branding

Time responsável

Fernanda Hakme
Renato Amaral
Nelson Coluccini
Gabriel Anderson

Uma grande marca, um grande desafio, uma ótima solução e excelentes resultados.

//Desafio

Nascido em 1972, o Jornal de Brasília é um dos maiores e mais tradicionais veículos de comunicação da capital federal.

Com histórico de grandes coberturas e premiações importantes, o JBr vem passando por um processo de modernização e reinvenção, investindo cada vez mais em conteúdos multiplataformas e no portal, que hoje é o seu principal canal de comunicação.

O nosso principal desafio com o trabalho de rebranding era atualizar a identidade de uma empresa consolidada como jornal impresso, reposicionando a marca como uma produtora de conteúdo moderna e contemporânea para conquistar uma nova geração de leitores.

//Solução

Criamos uma identidade visual inspirada na capital: moderna, dinâmica, vibrante.

Em pesquisas realizadas com colaboradores e consumidores, entendemos que uma estratégia importante e eficiente seria fortalecer a relação da marca com a cidade. Destacamos Brasília como ponto central do novo posicionamento e evidenciamos o propósito genuíno da marca: trabalhar por uma cidade cada dia melhor.

Para celebrar a paixão por Brasília, desenvolvemos uma marca com elementos que representam a essência da cidade de um jeito especial e cheio de personalidade. Um lettermark moderno, o nosso querido quadradinho e uma iconografia original.

//Resultado

O projeto promoveu mudanças estruturantes na organização e contribuiu para o atingimento de resultados expressivos de audiência e de negócio.

Para além de um posicionamento claro e engajador e de uma identidade visual bonita, o projeto de rebranding do Jornal de Brasília teve contribuição fundamental para que o veículo pudesse alcançar seus principais objetivos de audiência.

Aumento de 330% em usuários únicos e 191% nas visitas ao portal JBr, e de 146% na base de seguidores do Instagram foram alguns dos resultados conquistados.

Foi o melhor trabalho de marketing que participei na vida, não tenho dúvida nenhuma. Foi um espetáculo.

Guilherme Lombardi

Diretor de Marketing

Quer saber mais
sobre esse case?